quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012


"ALIMENTOS FUNCIONAIS - Aveia: um aliado contra o colesterol
Fernanda França

O cereal pode
ser introduzido
em muitas receitas

Fernanda França

Uma boa alimentação pode auxiliar no tratamento de doenças e melhorar a qualidade de vida das pessoas. Assim, os alimentos funcionais passaram a ganhar a mesa das famílias, que conhecem, cada vez mais, a importância de uma dieta equilibrada. Esses alimentos chamados de “funcionais” são aqueles que têm capacidade de atuar na saúde, além de fornecer nutrientes. A aveia é um deles.
Cereal conhecido no preparo do mingau, a aveia pode auxiliar na diminuição do colesterol e evitar doenças cardiovasculares, além de ser uma importante aliada para o bom funcionamento do intestino. Entre os cereais, a aveia merece destaque pela sua fibra solúvel, chamada de beta glucana. Em conjunto com uma alimentação equilibrada e hábitos saudáveis, a aveia pode auxiliar no controle das diabetes, hipertensão e do colesterol, inclusive com diminuição do LDL, conhecido como colesterol “ruim”.A beta glucana forma uma espécie de gel quando entra em contato com a água no organismo e esse gel é responsável por reter substâncias, que são eliminadas no bolo fecal. De acordo com a nutricionista Josieli da Rosa Souza, do programa “Alimente-se Bem” do Sesi (Serviço Social da Indústria), é importante lembrar que a aveia possui fibras solúveis, que necessitam do líquido. “A aveia ajuda no bom funcionamento do intestino se a ingestão de líquidos for adequada”, explicou.
É recomendado que as pessoas sem problemas renais bebam dois litros de água, suco natural ou chá por dia. Para os diabéticos, é importante lembrar que a aveia pode abaixar os índices de glicose, mas deve ser consumida com orientação de um profissional, já que é rica em carboidratos (açúcares).
Josieli contou que o consumo da aveia também está associado à prevenção de doenças cardiovasculares e que o alimento é calórico, mas nem por isso deve ser fonte de preocupação sobre o peso. “Tudo depende do conjunto. Pode engordar se você tiver uma vida sedentária e sem alimentação equilibrada”, disse. A aveia deve ser incorporada à alimentação sem que se esqueça que os resultados dependem de vários fatores. “Um profissional de saúde pode indicar a dieta de acordo com cada pessoa”, orientou a nutricionista.

RECEITAS
Entre os tipos de aveia, o que possui maior quantidade de beta glucanas é o farelo de aveia, seguido pelos flocos e pela farinha. Todos os tipos de aveia podem ser incorporados na alimentação e não mudam o sabor da comida. “A aveia é um alimento muito bom e usamos em várias receitas no curso”, contou Josieli. O programa “Alimente-se Bem” oferece um curso de culinária gratuito com o propósito de ensinar receitas saudáveis a baixo custo para a população. Muitas receitas utilizam alimentos funcionais, inclusive a aveia.
“Todos gostam da panqueca de aveia com soja, ela é campeã”, lembrou a nutricionista. O programa ainda ensina outras receitas com o alimento, como o cereal matinal, bolachinha de aveia e tutu de feijão com aveia. “Dá para colocar aveia na almôndega, sobre a fruta, no feijão em vez de farinha ou bater com leite e uma fruta”, sugeriu Josieli.
O consumo recomendado de fibras por dia é de 25 a 35 gramas, o que pode ser conseguido com uma alimentação que dê preferência às frutas, legumes, verduras e, inclusive, com a aveia.

NOVOS HÁBITOS
Alimentação saudável
pode prevenir doenças

Receitas
precisam ter
equilíbrio de
ingredientes

Os alimentos funcionais, que auxiliam na prevenção e combate de doenças, não são os únicos responsáveis por uma vida sadia. Não basta introduzir um alimento em uma dieta – ela precisa ser equilibrada e saudável. O ideal é o consumo de vários alimentos funcionais todos os dias, aliado à prática de exercícios físicos e ingestão de líquidos entre as refeições.
A nutricionista Josieli da Rosa Souza garantiu que a mudança de hábitos na alimentação pode ser muito importante na melhora da qualidade de vida. “Um problema de saúde leva ao outro e às vezes a pessoa come coisas erradas, em horários errados e em quantidades erradas. Com uma mudança, conseguimos melhorar a saúde da população”, disse.
O equilíbrio na dieta inclui alimentos reguladores, com vitaminas, minerais e fibras (frutas, verduras e legumes), construtores, que possuem proteínas como, por exemplo, carnes, ovos, leites e leguminosas, e alimentos energéticos, que precisam ser consumidos moderadamente. São eles o arroz, macarrão, trigo, milho, batata, mandioca e outros. “Temos que consumir e gastar a energia”, lembrou a nutricionista.
Entre os principais alimentos funcionais estão os cereais (fibras), frutas cítricas (vitamina C), alho (na prevenção de alguns tipos de câncer, queda do colesterol, auxílio à imunidade), peixes de águas frias (ômega 3), leites e derivados como queijos e iogurtes (controle da osteoporose), tomate (antioxidante), soja (com isoflavonas, no alívio dos sintomas da menopausa, controle de osteoporose e colesterol), brócolis, couve e couve-flor (desintoxicação do fígado) e castanha do Pará, que fortalece o sistema imunológico.
A linhaça merece destaque entre os alimentos funcionais. Possui vitamina E, auxilia no combate ao envelhecimento precoce e doenças degenerativas e é rica em ômega 3 e ômega 6, que combatem as doenças do coração, além de diminuírem o colesterol, como a aveia. Para aproveitar ao máximo a semente, o ideal é triturá-la no liquidificador. O farelo pode, então, ser utilizado em várias receitas, inclusive no preparo de pães e bolos. "
(Fernanda França fonte: http://fernandafranca.com.br/blog/?p=84)



Mais sobre aveia:

Aveia

Aveia

Conheça algumas das vantagens desse cereal. Emagreça comendo aveia o que é muito fácil, veja abaixo dicas importantes de como consumi-la.
Conheça o valor nutritivo desse cereal tão importante a “aveia”. Cereal muito rico em fibras.
Seu consumo regular tem sido muito útil para a vida de pessoas.
Favorece o trânsito intestinal aliviando sintomas em pessoas  que sofrem  de constipação intestinal (prisão de ventre) e muitos outros incômodos, como baixando o mal colesterol alto, fome exagerada, estresse, e fadiga entre outros.
1.  Aveia é um cereal fornecedor de energia é o melhor aliado numa dieta.
2.  A fibra solúvel presente na aveia, chamada ß-glucana é responsável por parte das vantagens nutricionais proporcionadas pelo consumo da aveia,  retardando o esvaziamento gástrico, o que tem como resultado uma maior saciedade.
3.  Esse cereal é também rico nas vitaminas B1, B2, B3 e E, e ainda em minerais tão importantes como o cálcio, o magnésio, o fósforo, o ferro, o zinco e o enxofre.
4.  O farelo de aveia  possui maior quantidade de ß-glucanas,  seguindo dos flocos e farinha de aveia.
5.  Outros alimentos que possuem ß-glucanas, são;  soja cozida, feijão branco cozido, brócolis, grão de bico cozido, farinha de milho, trigo para quibe, e manga.
6.  Aveia é um cereal bastante nutritivo que além de  ajudar a emagrecer, revitaliza o seu poder mental, fornecendo-lhe um aumento de energia, e tem
uma ação relaxante contra o estresse, é muito util em estados de nervosismo e fadiga.
7.  Como é um dos alimentos mais ricos em fibras (10% do seu peso é fibra), o consumo de aveia favorece o trânsito intestinal sem provocar irritação, já que o tipo de fibras que contém aumenta o volume das fezes, mas suaviza as mucosas intestinais.
8.  Como incluir a aveia em seu cardapio, seja flocos, farelo, ou farinha desse cereal.
1.  inclua em sopas
2.  inclua em vitaminas
3.  inclua no arroz
4.  inclua no leite
5.  inclua no iogurte
6.
  inclua em bolos
7.  inclua em banana maçã amassada
8.  inclua em frutas etc:
9.  Mingau:  faça-o sempre com leite desnatado, podendo ser utilizada até 4 colheres (sopa) de flocos.
10.  Obs: o mingal de aveia em flocos é muito útil para ser consumida de manhã em jejum promove a saciedade e a pessoa se verá livre de sentir aquela fome antes do horário de almoço, ou mesmo durante o dia, experimente e sinta-se saudável. Lenbrando que não é aconselhável que  exceda a 4 colheres (sopa) ao dia.
Fonte: sobretudo.org
Aveia
Aveia
Nome científico: Avena sativa (variedade de aveia branca)

aveia é um cereal que serve como alimento tanto para humanos quanto para animais. Seu cultivo data de 2000 anos a.C. e foi iniciado no norte da Europa. Atualmente, a produção mundial anual é de cerca de 50 milhões de toneladas. O ranking dos maiores produtores é composto por Rússia, Estados Unidos, Canadá, Alemanha, Polônia, Finlândia e Austrália.
Quanto ao processamento, a aveia pode ser transformada em flocos (inteiros, médios ou finos), farelo e farinha.

O grão de aveia contém um alto teor protéico, além das proteínas serem de boa qualidade (que são melhores aproveitadas pelo organismo).
Quando comparada a outros cereais, apresenta um maior teor de gordura, entretanto, boa parte desta gordura é poliinsaturada, ou seja, é benéfica ao organismo.
Além disso, o grão também é constituído por vitaminas, minerais como cálcio e ferro e substâncias antioxidantes – que podem atuar na diminuição do risco de algumas doenças.
Outra característica importante da aveia é o teor de fibras.
As fibras presentes nesse grão são as fibras solúveis, ou seja, estão relacionadas ao bom funcionamento intestinal e podem ser responsáveis pela diminuição dos níveis de colesterol do organismo.
Além disso, elas retardam o esvaziamento do estômago, prolongando a sensação de saciedade e, desta maneira, o indivíduo sente menos fome. A quantidade de fibras é maior no farelo de aveia, seguido pelos flocos e pela farinha.
Na culinária, a aveia tem muitas utilidades. Pode entrar na composição de granolas, barras de cereais, pães, biscoitos, bolos, mingaus, sopas, sucos e vitaminas, preparações salgadas etc.
Aveia
A utilização da aveia em produtos de panificação apresenta algumas vantagens: retém a umidade, retardando o envelhecimento do produto, pode atuar como substituto de gordura (porém a remoção total da gordura pode alterar o flavor, a textura e a leveza do produto), além de melhorar os teores de proteínas, fibras e permite o aumento da variedade de produtos elaborados.
Composição de aveia, em flocos, crua:

Quantidade
Energia (kcal)
Carb (g)
Prot (g)
Lip (g)
Fibras (g)
Cálcio (mg)
Magnésio (mg)
Fósforo (mg)
Ferro (mg)
Sódio(mg)
Potássio (mg)
Zinco (mg) 
Vit. B1 (mg)
Vit. B3 (mg)
 100g
394,0 
66,6 
 13,9
8,5 
 9,1
 48,0
119,0
153,0
4,4 
5,0 
 336,0
2,6 
0,55 
4,47 
 1 colher (sopa) - 10g
 39,4
 6,6
 1,39
0,85 
 0,91
 4,8
11,9
15,3
0,44
0,5 
 33,6
 0,26
 0,05
 0,4
UNICAMP, NEPA. TACO: Tabela Brasileira de Composição de Alimentos. 2.ed. Campinas: Unicamp, 2006. 77p.

Mariana Arcari

Referências

http://www.suapesquisa.com/alimentos/aveia.htm
http://cca.ufsc.br/dcal/labs/ceres/aveia.html
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/aveia/aveia.php
GUTKOSKI, Luiz Carlos et al . Influência dos teores de aveia e de gordura nas características tecnológicas e funcionais de bolos. Ciência e Tecnologia de Alimentos, Campinas, v.29, n.2, 2009.
Fonte: www.nutricaoemfoco.com.br"

Nenhum comentário:

Postar um comentário